Carro do prefeito é flagrado sobre calçada no Centro

Desde que começaram a ser efetivados em agosto, os cortes nas vagas de estacionamento das ruas do Centro têm sido alvo de críticas por parte de motoristas e lojistas. Na manhã de ontem, um flagra feito pela secretária Ana Melete, 21, mostrou que não são apenas as pessoas comuns que enfrentam problemas para conseguir uma vaga. O carro oficial do prefeito Alexandre Ferreira (PSDB) foi fotografado estacionado em cima da calçada na rua General Carneiro, uma das que perderam vagas de estacionamento recentemente.



Segundo a secretária, o carro era dirigido pelo próprio prefeito. “Ele estacionou o veículo em cima da calçada e deixou o pisca-alerta ligado, foi até a loja maçônica e demorou uns 15 minutos. Depois voltou e entrou no carro. Era por volta das 11h15.” A secretária disse que o movimento naquele horário era grande.

Ela tinha ido a uma loja de lingerie pagar uma conta e, quando viu a cena, decidiu registrar. “Não acho justo a gente não poder estacionar e ele vir e colocar o carro na calçada.”
Procurado para comentar o caso, o prefeito não quis dar entrevista. Por meio de sua assessoria de imprensa, enviou uma nota confirmando que se tratava do carro oficial e afirmando que não estava no volante. “Diferentemente do relatado, o veículo não era conduzido pelo prefeito Alexandre Ferreira. O carro aguardava o prefeito que estava em reunião na diretoria da Santa Casa. Ao sair do encontro, imediatamente, o prefeito advertiu o motorista sobre a situação, que, de fato, não pode ocorrer.” No trecho onde o carro estacionou não há câmeras de vigilância disponíveis. Uma funcionária da Diretoria da Santa Casa confirmou que realmente o prefeito esteve em reunião no local e que o carro era dirigido pelo motorista. “Ele realmente estacionou sobre a calçada para esperar o prefeito, mas não demorou 15 minutos, não”. Segundo essa mesma funcionária, é comum o motorista parar em cima da calçada. “Ele faz isso sempre que vem buscar ou levar o prefeito, mas é rapidinho”.
A nota enviada ainda afirma que a Prefeitura deve aplicar medidas internas para evitar a repetição destas situações. Uma reunião com todos os servidores comissionados e secretários deve ser realizada esta semana.
O Centro de Comunicação da Polícia Militar em São Paulo informou por e-mail que os carros oficiais com placas pretas estão sujeitos às mesmas regras que qualquer outro cidadão. Portanto, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar sobre o passeio público é considerado infração grave e sujeita à multa e remoção do veículo.
Não foi a primeira vez que um carro da Prefeitura foi flagrado estacionado em local proibido. No início do mês, uma viatura da Prefeitura também foi flagrada. Desta vez, na rua Ouvidor Freire, no Centro. Segundo testemunhas, o motorista, que não foi identificado, parou no local para poder almoçar.
Fonte: Comércio da Franca e Sou Mais Franca