Coreia do Norte usa balões para jogar papel higiênico usado na Coreia do Sul

Autoridades disseram que encontraram lixo juntamente com panfletos em balões infláveis que atravessaram a fronteira

BALÕES COM PROPAGANDA CONTRA O REGIME DE PYONGYANG ENVIADOS PELA COREIA DO SUL EM 2014. SEGUNDO SITE SUL-COREANO, A COREIA DO NORTE JOGOU EM JANEIRO BALÕES COM PROPAGANDA E LIXO, INLCUINDO PAPEL HIGIÊNICO (FOTO: JANG SEONG-YOON-DONGA DAILY/ GETTY IMAGES)
Coreia do Norte está mandando balõessobre a fronteira com a Coreia do Sul carregados com folhetos de propaganda criticando os Estados Unidos e a líder sul-coreana, Park Geun-hye, chamando-a de "lixo político". Segundo o site Korea JoongAng Daily, recentemente os balões têm sido enchidos com lixo de verdade: bitucas de cigarro e até papel higiênico usado.

O site cita fontes da polícia e militares, dizendo que os balões começaram a ser enviados no dia 12 de janeiro para responder à propaganda que a Coreia do Sul faz na fronteira. As caixas de som, que tocam música pop e discursos com críticas ao regime de Pyongyang voltaram a ser usadas depois que o vizinho do norte realizou um quarto teste nuclear em 6 de janeiro.

A polícia foi avisada pela população que vive perto da fronteira. Alguns balões que não explodiram no ar e caíram sobre campos e carros foram recolhidos.

Inicialmente, os folhetos lançados em direção à Coreia do Sul tinham mensagens como "parem as transmissões contra a Coreia do Norte". Os mais recentes têm insultos diretos a Park Geun-hye.

Por anos, grupos civis da Coreia do Sul mandaram balões para o país vizinho com panlfetos, CDs e pendrives.

Fonte: epoca negocios

Nenhum comentário:

Postar um comentário