NASA surpreende e apresenta tinta invisível

Sonho da ficção científica agora é realidade graças à nanotecnologia.



A NASA, Agência Espacial Americana, chocou o mundo na tarde de hoje ao apresentar um spray de invisibilidade. Um vídeo publicado esta tarde no YouTube mostrava o cientista responsável pelo projeto, Dr. Brian Toniol, aplicando uma espécie de tinta spray em uma árvore, alguns segundos depois toda a área pintada ficou invisível, como se não estivesse mais lá.


“O que será que aconteceu com a árvore? Ela desapareceu?”, falou rindo Dr. Toniol enquanto batia na área da árvore que havia desaparecido, “O segredo está na nanotecnologia e na manipulação dos feixes de luz, a luz é curvada ao redor do objeto, fazendo com que pareça não estar ali”.

O vídeo de pouco mais de 3 minutos – que já foi removido da internet – teve mais de 2 milhões de visualizações em apenas algumas horas. Alguns usuários conseguiram fazer o download do vídeo, mas não estão conseguindo publicá-lo na internet, um usuário tentou colocá-lo em vários sites de vídeos mas teve todas as contas suspensas minutos depois. A NASA não se manifestou sobre o vídeo após a remoção dele da internet.

Como funciona a tecnologia da tinta invisível

Quando uma onda de luz atinge um objeto, o resultado depende da energia da onda de luz, da frequência natural em que os elétrons vibram no material e a força com que os átomos no material seguram seus elétrons. Baseados nesses três fatores, quatro coisas diferentes podem acontecer quando a luz atinge um objeto:
- as ondas podem ser refletidas ou espalhadas no objeto
- as ondas podem ser absorvidas pelo objeto
- as ondas podem ser refratadas pelo objeto
- as ondas podem passar pelo objeto sem produzir qualquer efeito

Na absorção, a freqüência da onda de luz está próxima da freqüência dos elétrons no material. Os elétrons pegam a energia da onda de luz e começam a vibrar. O que acontece depois depende de quão forte é a ligação dos átomos com seus elétrons. A absorção ocorre quando os elétrons estão bem juntos e passam as vibrações para os núcleos dos átomos. Isto faz com que os átomos acelerem, colidam com outros átomos no material e devolvam calor como resultado das vibrações.

A absorção de luz transforma um objeto em negro ou opaco de acordo com a freqüência da onda de luz. A madeira é opaca para a luz visível. Alguns materiais são opacos para algumas freqüências de luz e transparente para outras. O vidro é opaco para a luz ultravioleta e transparente para a luz visível.

Sendo assim a tinta é feita de metamateriais que não absorvem nem refratam a luz, mas fazem o redirecionamento. A luz é distorcida para passar em volta do objeto, causando assim o efeito da invisibilidade.

Fonte: jornalvdd